Apresentação do Curso

O Curso de Especialização em Políticas Públicas tem se constituído, desde sua primeira edição, em 1992, em uma experiência de pós-graduação lato sensu pioneira e multidisciplinar para a UFG. Nos primeiros anos de existência, esta Especialização foi fundamental para que muitos graduados em diversas áreas, particularmente em Ciências Humanas, ante a impossibilidade de fazer um curso de pós-graduação stricto sensu pudessem se capacitar. Em anos mais recentes, já sob um contexto de expansão da pós-graduação na Universidade, muitos alunos têm ingressado no Curso buscando adquirir qualificações e formações específicas para, posteriormente, submeterem-se aos processos seletivos de diferentes mestrados acadêmicos oferecidos pela própria UFG.

Destaca-se, ainda, que devido ao seu caráter multidisciplinar, que se apresenta na diversidade de conteúdo e áreas de conhecimento das disciplinas oferecidas e na formação do corpo docente, o Curso tem um potencial acadêmico e também prático e aplicado. Por isso, a Especialização tem atendido a quadros do setor público. Com efeito, em um Estado em que a administração pública ressente de uma formação mais consistente, com profissionais capazes de estabelecer reflexões acerca da realidade social da região, o Curso tem proporcionado um espaço fértil para que servidores possam se capacitar. O número de funcionários públicos municipais, estaduais e federais formado é grande e a presença destes em cargos administrativos estratégicos atesta a importância dessa Especialização.

Além do serviço público, os interessados em participar desta pós-graduação provêm de áreas de atuação do terceiro setor e de movimentos sociais. Diversos profissionais de Organizações Não-Governamentais (ONGs) e dirigentes sindicais têm, também, procurado o Curso com o objetivo de aprimoramento dos seus conhecimentos, de forma a se preparar para uma intervenção mais qualificada em suas respectivas áreas de atuação. A Especialização tem, ainda, contribuído para a qualificação profissional de funcionários da própria instituição. Atendendo às exigências normativas da Universidade, o Curso tem reservado 10% de suas vagas para os servidores técnico-administrativos, permitindo que esses profissionais tenham uma oportunidade de aprimorar seus conhecimentos em prol da UFG e, por extensão, da sociedade.

Feitos esses apontamentos que procuram salientar as contribuições que esta Especialização vem oferecendo à Universidade Federal de Goiás, em termos de visibilidade, pioneirismo e impulso ao desenvolvimento institucional da Pós-Graduação, e, ainda, ao estado do Goiás, por qualificar servidores de diferentes esferas de governo (estado e municípios) e instâncias institucionais (Executivo, Legislativo e Judiciário), e profissionais com atuação em atividades de impacto social, convém ressaltar o repertório de conhecimento teórico e empírico sobre o campo políticas públicas que o Curso vem disseminando e fomentando na região.

Há apenas pouco mais de uma década, a área de conhecimento de políticas públicas tem se institucionalizado no Brasil, por meio da criação de cursos de graduação e pós-graduação, de redes de pesquisa e de incentivos à produção de investigações e materiais bibliográficos. É possível que esta Especialização, cuja primeira turma iniciou-se em 1992, tenha um papel precursor nesses esforços de institucionalização da disciplina na região Centro-Oeste e, sobretudo, em Goiás. Cumulativamente, o Curso vem difundindo e promovendo o campo de políticas públicas na região, e também contribuindo com a produção de pesquisas inéditas, que derivam dos trabalhos de conclusão de curso e de estudos elaborados pelo corpo docente. Este Curso é, então, um ativo da Universidade e, de forma geral, do Centro-Oeste por consistir em um núcleo consolidado de difusão e produção de um tipo de conhecimento cujas principais instituições de ensino e pesquisa estão, ainda, concentradas nas regiões Sul e Sudeste do país.